Jogo Trilha das Equações
Para jogar a "Trilha das Equações", precisamos de uma folha com a trilha, as 26 cartas, 1 dado e marcadores( botões, tampinhas de canetinhas, etc).
Este jogo é para ser realizado em grupos, de preferência de 4 jogadores. Os jogadores combinam quem vai ser o primeiro e em que ordem cada um jogará. O primeiro jogador lança o dado e "anda" pela trilha, com seu marcador, o número de casas do dado. Após, observar em que número da trilha ficou seu marcador, pega a carta deste número e segue as orientações desta carta. Depois é a vez do segundo jogador e assim por diante, até que alguém alcance a "chegada". Este será o ganhador. Os outros jogadores devem continuar jogando para ver quem será o segundo, terceiro e quarto lugares.
As cartas que já foram resolvidas por algum jogador devem voltar para o monte, pois outro jogador pode acabar "caindo" naquele mesmo número da trilha. Após o jogo, sempre é bom propor algumas atividades sobre ele, pois aquele aluno que estava "jogando só por jogar", sem pensar, acaba tendo que refletir sobre o trabalho proposto neste jogo.
Cartas:
1) Verifica se -2 é raiz da equação:
Se é, avança 3 casas ou, em caso negativo, permanece no lugar.
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2) A equação:
É uma equação do 2º grau? Se é, permaneça no lugar, caso contrário, avance 2 casas.
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3) Resolve a equação:
Soma as suas raízes e avança tantas casas quanto a resposta desta soma.
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4) Resolve a equação:
Soma as suas raízes e avança tantas casas quanto a resposta desta soma.
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5) Resolve a equação:
Soma as suas raízes e avança tantas casas quanto a resposta desta soma.
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6) Resolve a equação:
Soma as suas raízes e avança tantas casas quanto a resposta desta soma.
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7) A equação:
Possui um único número real como raiz. Descobre qual é e avança o mesmo número de casas desta raiz.
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8) Quando
> 0, a equação possui quantas raízes reais e diferentes? Avança o mesmo número de casas da sua resposta.
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9) A equação:
Tem duas raízes reais e iguais, ou seja, um único número real, como raiz. Avança o mesmo número de casas desta raiz.
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10) Resolve a equação:
Soma as suas raízes e avança tantas casas quanto a resposta desta soma.
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11) Resolve a equação:
Avança o mesmo número de casas da menor raiz desta equação.
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12) Resolve a equação:
Avança o mesmo número de casas da menor raiz desta equação.
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13) Verifica se “ – 3” é raiz da equação;
Se é, avança 3 casas. Caso contrário, permanece no lugar.
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14) Verifica se “ – 6” é raiz da equação;
Se é, avança 3 casas. Caso contrário, permanece no lugar.
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15) Verifica se “ – 4” é raiz da equação;
Se é, avança 3 casas. Caso contrário, permanece no lugar.
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16) É verdade que se
= 0, a equação possui 2 raízes reais e iguais, ou seja, um único número real como raiz? Se é verdade, avança 3 casas, caso contrário, permanece no lugar.
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17) Resolve a equação:
Soma as suas raízes e avança tantas casas quanto a resposta desta soma.
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18) Determina os números que somados dão “-2” e multiplicados resultam em “-8”. Avança o mesmo número de casas do maior destes números.
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19) Determina os números que somados dão “1” e multiplicados resultam em “-20”. Avança o mesmo número de casas do maior destes números.
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20) Verifica se “ – 5” é raiz da equação;
Se é, avança 2 casas. Caso contrário, permanece no lugar.
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21) Determina os números que somados dão “6” e multiplicados resultam em “5”. Avança o mesmo número de casas do menor destes números.
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22) Verifica se “ 9” é raiz da equação;
Se é, avança 2 casas. Caso contrário, permanece no lugar.
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23) Resolve a equação:
Soma as suas raízes e avança tantas casas quanto a resposta desta soma.
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24) Resolve a equação:
Avança o mesmo número de casas da menor de suas raízes.
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25) Resolve a equação:
Avança o mesmo número de casas da menor de suas raízes.
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26) Resolve a equação:
Avança o mesmo número de casas da sua maior raiz.
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Trilha:
INÍCIO
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1
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2
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3
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4
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5
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10
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9
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8
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7
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6
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11
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12
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13
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14
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15
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16
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17
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22
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21
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20
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19
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18
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23
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24
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25
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26
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CHEGADA
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Sugestão de Atividades sobre a “Trilha das Equações do 2º Grau”:
1) Um aluno pegou a carta que dizia: Verifica se -2 é raiz da equação:
Se é, avança 3 casas ou, em caso negativo, permanece no lugar.
Ele ficou no lugar. Ele está certo ou errado? Por quê? Prova, com teus cálculos:
2) Um aluno pegou uma carta que dizia: A equação:
é uma equação do 2º grau? Se é, permaneça no lugar, caso contrário, avance 2 casas.
Ele avançou as 2 casas. Ele está certo ou errado? Por quê?
3) Um aluno pegou uma carta que dizia: Resolve a equação:
Soma as suas raízes e avança tantas casas quanto a resposta desta soma.
Ele avançou 5 casas. Ele está certo ou errado? Quais são as raízes desta equação?
4) Um aluno pegou a carta que dizia: Resolve a equação:
Soma as suas raízes e avança tantas casas quanto a resposta desta soma.
Ele avançou 2 casas. Ele está certo ou errado? Quais são as raízes desta equação?
5) Um aluno pegou a carta que dizia:
Quando o > 0, a equação possui quantas raízes reais e diferentes? Avança o mesmo número de casas da sua resposta.
Ele andou 1 casa. Ele está certo ou errado? Por quê?
6) Um aluno pegou a carta que dizia: Resolve a equação:
Avança o mesmo número de casas da sua maior raiz.
Ele não sabia o que iria fazer porque sua resposta foi x=1/2. Ele está certo ou errado? Por quê?
7) Um aluno pegou a carta que dizia:
É verdade que se = 0, a equação possui 2 raízes reais e iguais, ou seja, um único número real como raiz? Se é verdade, avança 3 casas, caso contrário, permanece no lugar.
Ele avançou permaneceu no lugar. Ele está certo ou errado? Por quê?
8) Um aluno pegou a carta que dizia:
Determina os números que somados dão “1” e multiplicados resultam em “-20”. Avança o mesmo número de casas do maior desses números.
Ele avançou 5 casas. Ele está certo ou errado? Por quê?
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