quarta-feira, 17 de maio de 2017

Jogo Trilha das Equações

               Para jogar a "Trilha das Equações", precisamos de uma folha com a trilha, as 26 cartas, 1 dado e marcadores( botões, tampinhas de canetinhas, etc).
           Este jogo é para ser realizado em grupos, de preferência de 4 jogadores. Os jogadores combinam quem vai ser o primeiro e em que ordem cada um jogará. O primeiro jogador lança o dado e "anda" pela trilha, com seu marcador, o número de casas do dado. Após, observar em que número da trilha ficou seu marcador, pega a carta deste número e segue as orientações desta carta. Depois é a vez do segundo jogador e assim por diante, até que alguém alcance a "chegada". Este será o ganhador. Os outros jogadores devem continuar jogando para ver quem será o segundo, terceiro e quarto lugares.
           As cartas que já foram resolvidas por algum jogador devem voltar para o monte, pois outro jogador pode acabar "caindo" naquele mesmo número da trilha. Após o jogo, sempre é bom propor algumas atividades sobre ele, pois aquele aluno que estava "jogando só por jogar", sem pensar, acaba tendo que refletir sobre o trabalho proposto neste jogo.

Cartas:



    1)    Verifica se -2 é raiz da equação:


Se é, avança 3 casas ou, em caso negativo, permanece no lugar.


2)    A equação:


É uma equação do 2º grau? Se é, permaneça no lugar, caso contrário, avance 2 casas.


3)    Resolve a equação:

Soma as suas raízes e avança tantas casas quanto a resposta desta soma.


4) Resolve a equação:

Soma as suas raízes e avança tantas casas quanto a resposta desta soma.


5) Resolve a equação:

Soma as suas raízes e avança tantas casas quanto a resposta desta soma.


6) Resolve a equação:


Soma as suas raízes e avança tantas casas quanto a resposta desta soma.


7) A equação:

Possui um único número real como raiz. Descobre qual é e avança o mesmo número de casas desta raiz.


8) Quando
 > 0, a equação possui quantas raízes reais e diferentes? Avança o mesmo número de casas da sua resposta.


9) A equação:

Tem duas raízes reais e iguais, ou seja, um único número real, como raiz. Avança o mesmo número de casas desta raiz.



10) Resolve a equação:

Soma as suas raízes e avança tantas casas quanto a resposta desta soma.


11) Resolve a equação:


Avança o mesmo número de casas da menor raiz desta equação.


12) Resolve a equação:



Avança o mesmo número de casas da menor raiz desta equação.


13) Verifica se “ – 3” é raiz da equação;

Se é, avança 3 casas. Caso contrário, permanece no lugar.


14) Verifica se “ – 6” é raiz da equação;

Se é, avança 3 casas. Caso contrário, permanece no lugar.


15) Verifica se “ – 4” é raiz da equação;

Se é, avança 3 casas. Caso contrário, permanece no lugar.


16) É verdade que se
= 0, a equação possui 2 raízes reais e iguais, ou seja, um único número real como raiz? Se é verdade, avança 3 casas, caso contrário, permanece no lugar.


17) Resolve a equação:

Soma as suas raízes e avança tantas casas quanto a resposta desta soma.


18) Determina os números que somados dão “-2” e multiplicados resultam em “-8”. Avança o mesmo número de casas do maior destes números.



19) Determina os números que somados dão “1” e multiplicados resultam em “-20”. Avança o mesmo número de casas do maior destes números.


20) Verifica se “ – 5” é raiz da equação;

Se é, avança 2 casas. Caso contrário, permanece no lugar.


21) Determina os números que somados dão “6” e multiplicados resultam em “5”. Avança o mesmo número de casas do menor destes números.


22) Verifica se “ 9” é raiz da equação;

Se é, avança 2 casas. Caso contrário, permanece no lugar.


23) Resolve a equação:

Soma as suas raízes e avança tantas casas quanto a resposta desta soma.


24) Resolve a equação:

Avança o mesmo número de casas da menor de suas raízes.


25) Resolve a equação:

Avança o mesmo número de casas da menor de suas raízes.


26) Resolve a equação:

Avança o mesmo número de casas da sua maior raiz.









Trilha:


INÍCIO

1

2

3

4


5

10

9

8

7

6

11


12

13

14

15

16


17

22

21

20

19

18

23


24

25

26

CHEGADA



Sugestão de Atividades sobre a “Trilha das Equações do 2º Grau”:

1)      Um aluno pegou a carta que dizia: Verifica se -2 é raiz da equação:

Se é, avança 3 casas ou, em caso negativo, permanece no lugar.
Ele ficou no lugar. Ele está certo ou errado? Por quê? Prova, com teus cálculos:

2)      Um aluno pegou uma carta que dizia: A equação:

é  uma equação do 2º grau? Se é, permaneça no lugar, caso contrário, avance 2 casas.
Ele avançou as 2 casas. Ele está certo ou errado? Por quê?

3)      Um aluno pegou uma carta que dizia: Resolve a equação:

Soma as suas raízes e avança tantas casas quanto a resposta desta soma.
Ele avançou 5 casas. Ele está certo ou errado? Quais são as raízes desta equação?

4)      Um aluno pegou a carta que dizia: Resolve a equação:
Soma as suas raízes e avança tantas casas quanto a resposta desta soma.
Ele avançou 2 casas. Ele está certo ou errado? Quais são as raízes desta equação?

5)      Um aluno pegou a carta que dizia:
Quando o > 0, a equação possui quantas raízes reais e diferentes? Avança o mesmo número de casas da sua resposta.
Ele andou 1 casa. Ele está certo ou errado? Por quê?

6)      Um aluno pegou a carta que dizia: Resolve a equação:
     Avança o mesmo número de casas da sua maior raiz.
     Ele não sabia o que iria fazer porque sua resposta foi x=1/2. Ele está certo ou    errado? Por quê?

7)      Um aluno pegou a carta que dizia:
     É verdade que se = 0, a equação possui 2 raízes reais e iguais, ou seja, um      único número real como raiz? Se é verdade, avança 3 casas, caso contrário,      permanece no lugar.
     Ele avançou permaneceu no lugar. Ele está certo ou errado? Por quê?

8)      Um aluno pegou a carta que dizia:
Determina os números que somados dão “1” e multiplicados resultam em       “-20”. Avança o mesmo número de casas do maior desses números.
Ele avançou 5 casas. Ele está certo ou errado? Por quê?

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