Baralho das Equações do 2º Grau
Boa tarde leitores este é o baralho das equações do 2º grau, conteúdo trabalhado em matemática na 8ª série ou 9º ano do ensino fundamental.
Objetivos:
Reconhecer uma equação do 2º grau.
Trabalhar resolução de equações do 2º grau completas e incompletas.
Desenvolver estratégias de resolução.
Material:
15 cartas com as equações.
15 cartas com as respectivas soluções.
Segue exemplo de cartas utilizado na aplicação:
x2 – 4 = 0
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x2 – 9 = 0
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x2 – 16 = 0
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x2 – 25 = 0
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x2 – 36 = 0
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x2 – 5x + 6 = 0
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x2 – 3x + 2 = 0
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x2 – 4x + 3 = 0
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2x2 = 18
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x2 = 25
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x2 = 36
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2x2 = 32
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2x2 – 18 = 0
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3x2 – 12 = 0
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2x2 = 0
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e as soluções:
+2 ou –2
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+3 ou –3
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+4 ou –4
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+5 ou –5
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+6 ou –6
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+2 ou +3
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+1 ou +2
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+1 ou +3
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+3 ou –3
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+5 ou –5
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+6 ou –6
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+4 ou –4
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+3 ou –3
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+2 ou –2
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0
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Foto do baralho confeccionado:
Metodologia:
Como os alunos ainda não tinham aprendido esse conteúdo (o baralho foi a introdução), utilizamos o método de substituição da solução na variável da equação pra ver se era uma solução (um par).
A dinâmica do jogo foi parecida com a do jogo de carta "Pife", distribuímos uma quantidade de cartas para cada um (grupos de 4 integrantes) e, na sua vez, poderia formar pares com as cartas que estão sobre a mesa (descarte) ou comprar novas cartas do baralho até que termine todas as cartas. Ao final ganha aquele que conseguiu formar mais pares (equação - solução).
Essa aplicação foi uma ótima introdução de equações do segundo grau, porém aconselho que aplique esse jogo logo após ensinar o cálculo mental através da soma e produto. Espero que tenham gostado do baralho e utilizem materiais dinâmicos em suas aulas.
Abraço a todos e vão pela lógica que o óbvio é quente!
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